Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-05-06

Tradutor

sábado, 12 de maio de 2012

Hat-trick do goleador do FC Porto, que andava desavindo com as redes adversárias.


Para os egos inchados e assobiadores profissionais, embrulhem mais esta;
Presidente dos dragões pôs fim às dúvidas em torno do futuro do treinador no FC Porto.
Vítor Pereira vai continuar no comando técnico do FC Porto na próxima temporada. A confirmação foi dada pelo presidente dos dragões, Jorge Nuno Pinto da Costa, à chegada a Vila do Conde.
Afinal o hat-trick foi conseguido pelo jogador menos indicado para o conseguir, já que todos esperavam por Hulk e acabou por ser Kléber. Sim esse mesmo, que hoje fruto da inexistência da pressão competitiva, resolveu hoje mostrar um belo serviço, quando se tinha divorciado com as balizas adversárias desde os primeiros jogos do campeonato.
O FC Porto venceu este sábado o Rio Ave, na última jornada do campeonato, por expressivos 5-2, num dos jogos com mais golos da temporada. Kléber foi a figura da partida, com três golos.
Começou melhor o FC Porto, quando James isolou Djalma e o angolano, na cara do guarda-redes, atirou rasteiro para o 1-0 (14 minutos). Ainda o Rio Ave não se tinha refeito do primeiro golo e já sofria o segundo, por James, a concluir uma boa jogada conduzida pelo lado esquerdo do ataque dos "dragões".
O Rio Ave tentava responder, essencialmente procurando a cabeça de Jõão Tomás, e reduziu aos 42', de grande penalidade. O árbitro assinalou uma falta sobre o avançado e o próprio João Tomás fez o 2-1.
Cinco minutos depois do intervalo, Kléber fez o 3-1, perante a passividade dos centrais do Rio Ave. Com um toque subtil à saída do guarda-redes, marcou o primeiro dos seus três golos. Cristian Atsu, jogador do FC Porto emprestado ao Rio Ave, ainda fez o 3-2, na cara de Bracalli. Mas acabou aí o fôlego dos vila-condenses.
E entrou em cena Kléber. Primeiro aproveitou um lance que parecia perdido para um domínio e remate perfeitos, no coração da área. Depois surgiu descaído sobre a direita e desferiu um remate cruzado, aos 90', que fechou a contagem. Mais uma vez, uma enorme demonstração de profissionalismo por parte de Hulk, que pensou mais no colectivo e nos colegas, do que em si próprio. 
Agora e para fecho com chave de ouro, vamos festejar à grande no coração da cidade do Porto, já que este campeonato foi de algum sofrimento, mas com um gozo tremendo. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vítor Pereira e o vôo de Falcao


O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, mostrou-se imune às críticas oriundas de vários sectores do Benfica sobre a conquista da Liga portuguesa de futebol pelos “dragões”, considerando que “ficaria admirado se reconhecessem mérito”.
“Já estávamos à espera disto. Nós neste clube estamos preocupados é em melhorar no próximo ano em vez de nos preocuparmos com coisas que não existam. Quem quiser comprar que compre”, referiu o treinador já virtual campeão nacional.
O treinador considerou “indiscutivelmente” Hulk como o melhor jogador do campeonato e fez ainda “mea culpa” da reacção após a derrota em Barcelos, em que disse que as faixas podiam ser já entregues ao Benfica, por ter sido um jogo com uma arbitragem infeliz.
Esta profissão é um desafio permanente. Há momentos das épocas em que a tensão é enorme. Vou dar provas ao longo da minha carreira que tenho competência para ganhar títulos. É preciso muito trabalho, dedicação, competência, um bom plantel e uma boa estrutura”, disse.
O treinador negou que a equipa iria jogar o último jogo toda “virada” para Hulk, com o intuito de ajudar o brasileiro a chegar ao topo dos melhores marcadores, mas não escondeu que a conquista dos títulos individuais constitui um atractivo suplementar.
“Não temos por hábito isso. O que conta é o colectivo, a equipa”, adiantou. Vítor Pereira formulou ainda o desejo de terminar a época com o melhor ataque e defesa.
Ainda de acordo com o técnico, o FC Porto viveu momentos difíceis, como a eliminação da Liga dos Campeões e da Taça de Portugal, pela Académica, que marcou o tomar de consciência que o clube tinha de arrepiar caminho e focar mais naquilo que eram os objectivos.
“Foi um momento fundamental para nós. Às vezes nas derrotas, por muito dolorosas que sejam, surgem os momentos de viragem. E foi o que nos aconteceu. Levou-nos ao título num campeonato bem disputado e discutido jogo a jogo”, referiu.

Será que a resposta ao porquê das derrotas acima mencionadas por Vítor Pereira, não estarão nas afirmações que se seguem, com um personagem  indíscutivel?  
Senão vejamos;
O mundo do futebol ficou em êxtase com a exibição do avançado do Atlético de Madrid na final da Liga Europa. O colombiano é o dono da prova e bateu todos os recordes. O seu futuro é uma incógnita.
O colombiano é uma máquina de golos: os 35 nesta época em todas as competições tornam-no a melhor contratação deste século em Espanha
E foi mais longe, ultrapassou não só o uruguaio e o argentino, como estendeu o seu reino: desde o ano 2000, nunca ninguém marcou tanto como ele numa época de estreia em Espanha. Nem Cristiano Ronaldo, nem Ibrahimovic, nem Forlán, nem Villa. Os seus 35 golos são um novo máximo.
Já agora; Falcao mostrou a Pinto da Costa que estava errado. Repetiu o sucesso no FC Porto, quase a papel químico.
Como é? Pinto da Costa enganou-se? Que ganhou Falcao no Atlético que já não tinha ganho enquanto jogador do FC Porto? Repetiu a papel químico o que ganhou no FC Porto? Será que ganhou o campeonato espanhol, a taça de Espanha ou a bola de prata? Então como poderemos afirmar que Pinto da Costa se enganou, e que Falcao repetiu a papel químico o que tinha ganho no FC Porto?
Sim nós percebemos. Fica bem afirmar que Pinto da Costa se enganou e que no FC Porto o que se ganha, se pode ganhar em qualquer lado. Tudo banal e corriqueiro. Felizmente o que se provou, é que Pinto da Costa deveria ter sido muito mais duro, na venda de Falcao, já que o jogador provou que era e é “grande de mais” para um clube como o Atlético de Madrid, como agora se vê, já que pelos vistos nem ao 4º lugar da Liga Espanhola poderão chegar, e que lhes dará acesso à Champions League. A ver vamos.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

FC Porto renova com Superbock, com alfinetadas na Bola.


FC Porto assinou hoje, um novo contrato publicitário com a Unicer, válido por dois anos. Continua assim através do futebol a disputa pela liderança comercial do País, entre as duas cervejeiras nacionais, posicionando-se a norte a Superbock, e a sul a Sagres.
Confrontado, esta quinta-feira, pelos jornalistas se a estratégia do clube passaria por manter o atual técnico, que ainda tem mais um ano de contrato com os "dragões", Pinto da Costa foi evasivo.
"A estratégia do FC Porto passa por uma coisa muito importante, não responder quando as pessoas querem, mas quando nós acharmos que é a hora", disse.
Mais incisivos foram os comentários de Pinto Costa às recentes críticas de responsáveis do Benfica, sobre as arbitragens desta temporada.
"Isso faz parte de uma estratégia, arquitetada num almoço num hotel, antes de saírem no jornal 'A Bola' uma série de entrevistas, em que ficou combinado que o treinador Jorge Jesus daria uma entrevista a dizer aquilo que disseram por ele, que o responsável pela comunicação daria uma outra entrevista e que o responsável desportivo falaria na TV Benfica", disse o presidente do F.C. Porto.
Pinto da Costa prosseguiu: "Espero que essa estratégia tenha sido importante para eles, porque foi muito importante para o nosso sucesso".
Por outro lado, continua o tabu sobre a continuidade do atual técnico Vítor Pereira para a próxima época desportiva. Este assunto deve ser de enorme deleite para alguns dos ditos Vips do FC Porto, e que durante esta época desportiva, tão cáusticos e deselegantes foram para o referido técnico.
Ao menos, é de louvar a coragem de Fernando, que foi correto e justo na apreciação do trabalho de Vítor Pereira enquanto treinador da atual equipa de futebol, na entrevista que hoje concedeu ao diário desportivo o jogo.
De certeza que este assunto Vítor Pereira, só será abordado a partir da próxima 2ª feira, depois de se efectuar calmamente a analise e estudo de tudo o que se passou durante a época desportiva que termina no próximo sábado, com mais uma festa do FC Porto, agora no coração da cidade do Porto.

As vitórias do FC Porto, e o ódio tapa as vistas à razão.


Melhor era impossível. Que fantástica resposta de Paulo Ferreira, às insinuações do anjo gaby, no panfleto da queimada. Na defesa da honra e da sereidade do FC Porto, o que Paulo Ferreira hoje apresentou na sua coluna de opinião, não deveriam cair em saco roto. Aqui fica na íntegra a coluna de opinião de um homem com coragem para enfrentar este modo de vida que asfixia a liberdade de um País, e principalmente de uma região tão castigada, como é a região do Porto, bem como o FC Porto como símbolo maior.

"Não odeies o teu inimigo, porque, se o fazes, és de algum modo o seu escravo". Lembrei-me desta frase do escritor argentino Jorge Luís Borges quando, há dias, li a entrevista do diretor de Comunicação do Benfica, João Gabriel, ao diário "A Bola". O fel que acompanha cada sentença de João Gabriel não é novo - e não faz jus ao anjo que leva o mesmo nome, portador de boas notícias, segundo a tradição.
João não é um anjo, nem um anjinho. É apenas umas daquelas figuras cujo ódio se deve combater com o riso, por ser esse o melhor antídoto contra a mais maliciosa verrina.
Na dita entrevista, João Gabriel repete os argumentos antes usados por Jorge Jesus e António Carraça para justificar a derrota do Benfica no campeonato: os árbitros estão "comprados", a classificação está "aldrabada", o Benfica é perseguido pelas forças obscuras que tomaram de assalto o futebol português, a contestação à estratégia benfiquista é manipulada - e por aí fora, num conjunto de afirmações que têm como alvo o F. C. Porto e o seu presidente, pois claro!
Nada disto seria relevante, porque repetitivo, não se desse o caso de João Gabriel ter decidido tocar na honorabilidade de pessoas com passado e presente incólumes, ao mesmo tempo que lança lama sobre a Justiça, tratando juízes e magistrados como meros instrumentos de uma monstruosa estratégia que, na sua cabecinha pensadora, pretende, tão-só, prejudicar o Benfica. Uma instituição prestigiada, centenária, responsável e de bem como é o Benfica não pode dar-se ao luxo de passar por esta vergonha. Acho eu.
Como pode alguém com uma tão baixa posição na escala de responsabilidades do Benfica dizer que homens como Miguel Sousa Tavares e Rui Moreira são intimidados e coartados na sua liberdade por discordarem, nos artigos que escrevem, das opções do presidente ou do treinado do F. C. Porto? Como pode o pensador Gabriel dizer que a verdadeira culpada pelo F. C. Porto ter ganho oito campeonatos nos últimos dez anos é a Justiça, por não colocar na cadeia Pinto da Costa, o malfeitor dos malfeitores que acabou com a hegemonia encarnada?
Atenção: João Gabriel podia muito bem estar a expender apenas as suas doutas opiniões. Não está. A entrevista foi concedida na qualidade de diretor de Comunicação do Benfica. O que significa que, até prova em contrário, o presidente do clube assina de cruz tudo o que João Gabriel ali disse. A instituição Benfica não merece que manchas destas se abatam sobre si.
O ódio tapa as vistas à razão. E, como lembrou Borges, transforma quem odeia em escravo do odiado. Mais do que o maior ou menor profissionalismo desta ou daquela gestão, mais do que a sorte ou o azar neste ou naquele jogo, nesta ou naquela época, talvez isso explique por que razão anda o Benfica, há tantos anos, literalmente atrás do F. C. Porto.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

FC Porto e assim também se fabrica um campeão.


Nelson Puga licenciou-se em Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. É Mestre em Medicina Desportiva tendo feito a sua especialização profissional nesta área e tirado a especialidade em Medicina Desportiva.
Atualmente, é o Director do Departamento Médico e Médico da equipa profissional de futebol sénior do Futebol Clube do Porto tendo, desde 1986, sido médico do Departamento Médico de Atividades de Rendimento e Alta Competição do clube.
É também médico da Federação Portuguesa de Voleibol e Director do Departamento Médico desta Federação.
Nelson Puga foi Médico Oficial do Comité Olímpico Português nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e Médico do Conselho Nacional Antidopagem, fazendo parte das equipas de controlo Anti-Doping.
Esteve presente em mais de uma centena de Colóquios e Congressos (Nacionais e Internacionais), tendo sido orador em mais de 60.
Nelson Puga é membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva e da Associação dos Médicos de Futebol.
Currículo Desportivo
Nelson Puga praticou Voleibol durante 20 anos. Iniciou a sua prática no CDUP, tendo passado pelo F. C. Porto e pelo Leixões S. C., até ter terminado a sua carreira desportiva na A. A. S. Mamede. Durante o período em que esteve ligado à modalidade, ganhou 8 Campeonatos de Portugal e venceu 3 Taças de Portugal.
Foi também capitão da Seleção Nacional em mais de 100 jogos, onde obteve 148 Internacionalizações pela equipa principal. Desde 1980 a 1992 foi o único atleta a fazer todos os jogos da Seleção Nacional, tendo sido homenageado pela Federação Portuguesa de Voleibol e pela Associação de Voleibol do Porto, por ter sido o primeiro atleta português a atingir as 100 internacionalizações.

Aqui fica o curriculum de um extraordinário colaborador do nosso clube o FC Porto, e um dos responsáveis pela obtenção deste bicampeonato de futebol.

Para quem não viu o programa desta noite no Porto Canal, em que o médico Nelson Puga, foi o convidado principal, não sabe o que perdeu em termos de conhecimento de alguns importantíssimos pormenores e segredos, ajudam o FC Porto a transformar-se também por essa via, num clube da elite do futebol mundial.
A mudança estratégica operada na filosofia seguida pelo departamento médico do FC Porto, que deixou de assim se chamar e passou a ser dominado de gabinete de saúde, com o abandono da capacidade de tratamento por reação às ocorrências das lesões, para uma mais competitiva e proactiva antecipando cenários de possíveis lesões e impedimentos, para que os jogadores estejam sempre no seu máximo vigor físico e prontos para entrar em competição. São estes também, alguns dos pormenores em que se baseiam a construção de campeões como o FC Porto. A confidencia de partilhar cenários e ocorrências com os clubes da elite do futebol, principalmente os que mais participam na Liga dos Campeões, para mais rapidamente e melhor se delinearem estratégias de tratamento das lesões dos jogadores, permitem estar sempre no topo da inovação.
Fantástica a partilha do sucesso alcançado com a conquista do campeonato, bem como com a disponibilidade de todos os jogadores numa altura crucial da época, com todos os elementos do corpo clínico do FC Porto. Ficamos também a saber sobre a primordial importância das ações do psicólogo antes durante e depois dos tratamentos das lesões dos jogadores, do FC Porto.
A terminar, uma história deliciosa, sobre muitas que constam do seu reportório mas que por falta de tempo ou por confidencialidade o Dr. Puga não pode divulgar com exceção de uma que definem claramente que é o sócio 3600 do FC Porto, que por acaso é o médico da equipa de futebol do FC Porto.
“Estava a nossa equipa a vencer por um a zero no estádio em que ultimamente mais temos festejado a obtenção de títulos nestas ultimas épocas e com o FC Porto a massacrar o adversário, sou chamado a entrar no campo para prestar assistência a um dos nosso jogadores. Estava eu a prestar assistência ao nosso jogador na presença do árbitro do desafio, quando um dos jogadores adversário se aproximou, e em tom ameaçador afirmou; Vamos lá a despachar!!!. Olhei para ele e respondi; Porquê, estás com pressa de sofrer o 2ª golo? O árbitro riu-se, o tipo ficou embasbacado e retirou-se do local.”
Grande portista, grande amor e grande paixão. Terminou afirmando; Ser Porto, é estar disposto a morrer ( em sentido figurado ) por este emblema e por este clube.