Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-02-12

Tradutor

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O FC Porto e a falta de argúcia e engenho, na gestão dos 90 minutos de jogo.

História;
Uma velha senhora foi para um safari em África e levou seu velho rafeiro com ela. 

Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta que estava perdido.
Vagueando sem norte, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu, e caminha em sua direção, com a firme intenção de conseguir um bom e farto almoço.

O velho cão pensa depressa (pois os velhos pensam depressa):

- Oh, oh! Estou mesmo enrascado! 
Olhou à volta e vê ossos espalhados no chão muito próximo de si. Em vez de se apavorar, o velho cão ajeita-se junto do osso mais próximo e começa a roer o mesmo, virando as costas ao predador, fingindo que não o tinha visto...
Quando o leopardo estava a ponto de dar o salto para o abocanhar, o velho cão exclama bem alto:
- Este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí? 
Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um terrível arrepio na espinha, suspende o seu ataque já quase começado e esgueira-se na direção das árvores e pensa: 
- Caramba! Essa foi por pouco! O velho rafeiro quase me apanhava...! 
Um macaco, numa árvore ali perto, viu a cena toda e logo imaginou como fazer bom uso do que vira. Em troca de proteção para si, informaria o predador que o cão não havia comido leopardo algum...
E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cão vê-o a correr na direção do predador em grande velocidade e pensa: 
- Aí há marosca...
O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o acontecido e faz um acordo com o leopardo.  
O jovem leopardo fica furioso por ter sido enganado e diz: 
- Ó macaco, sobe para as minhas costas para veres o que vai acontecer àquele cão abusador...
Agora, o velho cão vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas e pensa rápido novamente:
- E agora, o que é que eu faço?
Mas em vez de correr (pois sabia que as suas pernas cansadas não o levariam longe...) senta-se mais uma vez de costas para os agressores, fazendo de conta que não os via... Quando estavam suficientemente perto para ouvi-lo, o velho cão diz:
- Mas onde é que anda aquele macaco? Estou a morrer de fome! Disse que me traria outro leopardo e até agora nada??? 

Moral da história: 
Não te metas com Cão Velho...
Idade e habilidade sobrepõem-se à juventude e à intriga. A sabedoria só vem com a idade e a experiência

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FC Porto, e o pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.


Pau que nasce torto…tarde ou nunca se endireita…

Sobre Vítor Pereira e a sua gestão na atual equipa do FC Porto, com os seus desvaneios táticos e falta de pulso, acho que já não vale a pena escrever muito mais...

Quando se pensava que a coisa estava a encarreirar, existe sempre uma pedra, ou um contratempo a provocar, novo solavanco e desorganização, retrocedendo a equipa, ao ponto de partida de início de época.

A falta de pontaria, de lucidez e clareza nos objetivos, são algumas das "pechas" desta equipa de trabalho, e não só do seu treinador vigente.

Neste mundo competitivo, existem muitas equipas de trabalho, que só funcionam em harmonia e simbiose de interesses e objetivos comuns, quando acossadas do stress da vitória e pressionadas pela sede da conquista, sobre um inimigo imaginário.

Quando na gestão da vitória, ou quando se encontram num patamar superior ao dos seus inimigos ou concorrentes, revelam um deficit enorme na clarividência do rumo e objetivos, pois não sabem nem estão rotinadas na gestão do sucesso alcançado. Tem que destruir tudo, para qual fenix renascida, reerguer-se das cinzas da sua própria destruição, e novamente voltarem a resplandecer com o brilho das suas vitórias.

Este atual FC Porto, e na nossa modesta opinião, sofre deste caso patológico.

Após uns brilhantes primeiros minutos de jogo frente ao Manchester City, e que culminaram no golo simples e prático de Varela, tudo se complicou. A equipa desceu no campo e na ocupação de espaços, partiram-se as linhas, desorganizou-se no apoio próximo ao colega, e cada um dos meninos da frente, com especial enfoque em Hulk, tentou abrir o leque dos seu reportório técnico, abusando e de que maneira dos rodriguinhos e jogadas individuais.


As suas constantes reclamações a meio da primeira parte, a solicitar a bola ao Álvaro Pereira ou ao James, foram o tiro de partida para o que se avizinhava.

A escolha da via mais difícil para se chegar ao golo, parece que está demasiado enraizada no sistema de jogo desta equipa. Na 2º parte, Hulk, foi o mestre dessa gestão complicativa e artística, sem sentido objetivo. Quando o caminho mais rápido era progredir direto à baliza procurando isolar-se, escolheu sempre a contemporização, e a finta adornada, sobre mais um ou outro defesa, até perder a bola, para a equipa contrária.

Irritante, até para o mais sereno e sossegado dos adeptos azuis e brancos. Por isso e já nos últimos minutos de jogo, alguns assobios tímidos para a prestação deste jogador. Em comparação, veja-se o 2º golo do City. Simples e prático. O resto é conversa para boi dormir, ou nota artística para chiclete discutir.

Conclusão;

Pois é caro leitor, Varela ontem demonstrou que poderia ser um caso sério se lhe dessem essa oportunidade, pois para nós ele é muito melhor ponta de lança, do que algumas sagradas figuras que de azul e branco se vestem. O golo de ontem e o golo que marcou ao Benfica o ano transacto,  ou à Académica do diluvio, são bem elucidativos do nosso ponto de vista.

E meus amigos, de certeza que Vítor Pereira, não é assim tão vesgo, que não lhe reconheça o facto. 


Por não ter estatuto de estrela da companhia, nem fazer ondas nem publicitar os seus amuos, torna-se o elo mais fácil para o treinador escolher, aquando das substituições, pois este é chiclete e os outros são para vender, quais pães adocicados e fresquinhos.

James, Hulk e Lucho, adorados pela plateia assobiante do estádio do Dragão, e pelos Vip´s da comunicação social, que produziram eles de extraordinário, no jogo de ontem?

Parabéns à claque do Coletivo. Durante todo o tempo em que se desenrolou o jogo, foram inexcedíveis, com o seu fervor clubístico e o humor do homem do megafone. Mesmo quando a equipa se perdeu, nunca deixaram de manifestar o seu apoio à mesma. 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FC Porto a complicar o que estava a ser fácil.


O FC Porto foi esta quinta-feira derrotado em casa pelo Manchester City FC, por 2-1, em partida referente à primeira mão dos 16 avos-de-final da UEFA Europa League.

Os "dragões" adiantaram-se no marcador sensivelmente a meio da primeira parte, através de um desvio oportuno de Silvestre Varela, mas o autogolo de Álvaro Pereira a abrir a etapa complementar e o tento de Sergio Agüero a cinco minutos dos 90 deixam o líder da Premier League inglesa em vantagem na eliminatória.

O respeito mútuo evidenciado logo após o sorteio desta fase de prova ficou bem patente na abordagem ao encontro desta quinta-feira, com os técnicos Vítor Pereira e Roberto Mancini a privilegiarem o meio-campo e a deixarem o ataque entregue a Hulk e Mario Balotelli, respectivamente. Bem mais pressionante, o FC Porto cedo começou a ganhar essa batalha, com o City a revelar-se incapaz de construir jogo ofensivo.

O domínio dos "dragões" produziu a sua primeira grande oportunidade de golo aos 15 minutos, quando um canto curto no lado esquerdo viu James Rodríguez cruzar para o cabeceamento de Rolando, valendo aos visitantes o alívio de Gaël Clichy quase em cima da linha fatal. Com Danilo de fora a receber assistência médica (o brasileiro saiu mesmo lesionado), o City aproveitou para efectuar dois remates perigosos no espaço de um minuto, com Micah Richards e Samir Nasri a testarem a atenção de Helton.

O FC Porto tremia, mas a resposta do detentor do troféu foi avassaladora e resultou mesmo no 1-0 aos 27 minutos. Lucho González desmarcou Hulk no lado esquerdo e o brasileiro cruzou na perfeição para o desvio na passada de Varela, de nada valendo o facto de Joe Hart ainda ter conseguido tocar na bola.

Até então imaculada na marcação, a defesa portista cometeu um erro dois minutos volvidos e permitiu que Balotelli se isolasse, mas Helton respondeu presente e deteve o disparo do internacional italiano. O lance despertou um pouco mais os "citizens" em termos atacantes, mas foi de Hulk o último remate antes do intervalo, com o esférico a sair por cima da barra.

O Manchester City regressou dos balneários determinado a marcar e esteve muito perto desse objectivo aos 50 minutos, quando Richards apareceu bem na direita e rematou ao poste, já de ângulo apertado. Mas o 1-1 acabou mesmo por surgir cinco minutos depois, com Álvaro Pereira a tentar impedir que a bola chegasse a Balotelli, após um passe longo de Yaya 
Touré, apenas para a desviar na direcção da própria baliza.

O momento de infelicidade do lateral uruguaio obrigava a sua equipa a partir em busca de, pelo menos, um golo que lhe permitisse encarar o jogo da segunda mão em vantagem, tendo Hulk cobrado um livre directo aos 61 minutos que obrigou Hart a uma defesa apurada.

O FC Porto não desistia de chegar novamente à vantagem, mas o City aguentou firme o assalto "azul-e-branco" e deu a estocada final aos 85 minutos, altura em que Yaya Touré revelou altruísmo e ofereceu o golo a Agüero (que tinha rendido Balotelli), que apenas teve de empurrar para o fundo das redes.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vítor Pereira a demonstrar que alguém vai engolir a chiclete.


A teoria é patenteada por Vítor Pereira. Surgiu no seguimento de uma pergunta da comunicação social ao técnico, do FC Porto. Com Danilo a mostrar qualidade inatacável, é de excluir totalmente a colocação de Maicon como lateral direito? A resposta, curiosa, chegou de imediato e levou-nos até outros exemplos no plantel.

«Não vou dizer em que posição vai jogar o Maicon. Pode ser lateral, central ou nem jogar», começou por referir o técnico, antes de uma declaração firme.

«Não se pode liderar uma equipa segundo o princípio da chiclete. O Maicon correspondeu ao que pretendíamos. Depois, como tínhamos outro jogador para o lugar, a chiclete perde o sabor e tiramos o Maicon? Não, não é assim.»
E ainda mais. «Em relação à situação do James e do Varela, por exemplo, existe o mesmo princípio. Criticar é bonito para quem está de fora e nunca liderou ninguém. Quando temos um grupo e atletas para motivar as coisas são diferentes.»

Em resumo, Vítor Pereira gosta de premiar quem é lançado e corresponde. Para o treinador do F.C. Porto, não faz sentido excluir da equipa alguém que está a cumprir os seus desígnios. Mesmo que no banco esteja uma alternativa, em teoria, superior.
Vítor Pereira conhece bem André Villas-Boas e Domingos Paciência. Numa altura em que o técnico do Chelsea e o ex-treinador do Sporting vivem dias sensíveis, Vítor Pereira não deixou de lhes enviar uma mensagem através da comunicação social.
Sobre Villas-Boas, com quem trabalhou na época anterior, Vítor Pereira foi sucinto. «O André é um técnico de grande qualidade e ainda vai provar a sua qualidade no Chelsea», sublinhou.
A saída de Domingos Paciência do Sporting também mereceu um comentário. «Lamento a saída do Domingos. Tenho pena que assim seja. Reconheço competência a toda a sua equipa técnica.»

Quanto ao Manchester City, Vítor Pereira dispensou apresentações e foi directo ao assunto: «Não vale a pena perder tempo a falar deles. Todos conhecem a equipa. É líder da liga inglesa, com um plantel fortíssimo. Queremos é proporcionar um grande espectáculo e puxar a massa associativa para o nosso lado», resumiu.
«O City tem uma grande equipa. Mas estou focado na qualidade do nosso jogo. Se jogarmos ao nosso nível temos argumentos mais do que suficientes para vencer a partida», acrescentou o treinador do F.C. Porto.
«Trabalhamos para entusiasmar os adeptos. Sentir o conforto e o apoio deles é fundamental. Espero um Dragão cheinho para chegarmos a um jogo de qualidade.»
O F.C. Porto é o campeão em título da Liga Europa e pretende honrar as insígnias. Vítor Pereira não hesita e afirma que os dragões podem repetir o sucesso de Dublin.

«Acredito que somos um dos maiores favoritos. Temos é de provar dentro do campo a nossa qualidade», afirmou o treinador do F.C. Porto.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pinto da Costa considera saída de Villas-Boas um "erro"


O presidente do FC Porto considera que a saída do treinador de futebol André Villas-Boas dos “dragões” para o Chelsea foi um “erro” e prevê que José Mourinho permaneça no Real Madrid na próxima época.

“Villas-Boas saiu devido à enorme oferta do Chelsea. Ele foi-se embora a pensar que era uma oportunidade única, mas acho que foi um erro porque surgiram outras. Outra coisa que pesou imenso foi a dificuldade em igualar a vitória na Liga dos Campeões de Mourinho, em 2004”, disse o líder do clube portista, vencedor da Liga Europa em 2010/2011.

“Ele vai ter sucesso no Chelsea porque o seu contrato não é só por um ano. É preciso tempo para construir a sua própria equipa e não vai conseguir fazer isso enquanto houver jogadores, como já ouvi, que trocam mensagens com Mourinho”, adiantou o presidente do FC Porto.

“A única coisa que poderá prejudicar Villas-Boas é se a equipa for eliminada da Liga dos Campeões. Se deixar o Chelsea, vai ser o próximo treinador do Inter”, declarou Pinto da Costa, referindo o anterior percurso de Mourinho.

Por seu turno, sobre alguma contestação recente ao “Special One” na capital espanhola, o líder dos “dragões” prognosticou: “Mourinho vai ficar no Real Madrid na próxima temporada”.

Será que é mesmo assim, ou será alguma da “criatividade” de Pinto da Costa, para confundir quem segue o futebol?

Quanto a Villas-Boas, só nos resta afirmar o seguinte; "A pressa, é inimiga da perfeição e do sucesso".

Golo de Hulk eleito o melhor da fase de grupos



Um livre directo de Hulk ao Shakhtar Donestk, no Dragão, foi eleito o melhor golo da fase de grupos da Liga dos Campeões pelos internautas que utilizam o site do UEFA.

O poderoso remate do avançado do FC Porto foi o escolhido por 29,6% dos votantes, à frente de um golo de Manduca (APOEL) ao FC Porto (21,7%), e de outro de Cristiano Ronaldo ao Ajax (18%).
O livre de Hulk foi cobrado a 30 metros da baliza e pode ser visto no site da UEFA.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pinto da Costa reconduzido na SAD dos “dragões”.


A SAD do FC Porto reconduziu praticamente todos os seus quadros nos órgãos sociais, cujo Conselho de Administração (CA) continua a ser presidido por Pinto da Costa.

No quadro de cinco administradores do CA, apenas Rui Vieira de Sá é novidade, substituindo, com carácter não executivo, Jaime Lamego Lopes, permanecendo Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Reinaldo Teles, além do presidente.

Rui Ferreira Vieira de Sá é indicado pela Somague, um dos accionistas de referência da SAD, depois de a empresa ter comprado a participação da Aplicação Urbana.
Segundo comunicado do clube na sua página oficial na internet, a recondução de Pinto da Costa na presidência da SAD teve voto unânime dos accionistas presentes, representando 60,7 por cento do capital da sociedade.
Foram reconduzidas, ainda, as seguintes presidências: Matos Fernandes (assembleia geral), Nunes de Almeida (conselho fiscal) e Alípio Dias (comissão de vencimentos e conselho consultivo).
Relativamente ao órgão consultivo, foram várias as alterações, com destaque para a entrada de Fernando Gomes (ex-presidente da Câmara do Porto e administrador da GALP) e Rui Moreira (presidente da Associação Comercial do Porto).


A concorrência em longevidade, que Pinto da Costa promove frente a outro portuense famoso de nome Manuel Oliveira, continua a prometer novos episódios.




E James tudo mudou, no FC Porto - Leiria.


Vimos um jogo pouco atrativo, sendo lento durante demasiado tempo, e com pouca história para contar até a expulsão de Sahffer e entrada de James Rodriguez. O sistema táctico do Leiria muito fechado e com dois autocarros atrás da linha da bola, fechando todos os espaços de acesso à sua baliza, criaram e de que maneira dificuldades à equipa do FC Porto, que se estava a ver grega para encontrar o buraco, até à expulsão, mais que correta de Shaffer. Nas poucas vezes que o tinha feito, Janko ou chegava atrasado, ou acabava por falhar por inépcia e por muita sorte e arrojo do guarda-redes adversário.

A atitude competitiva que o FC Porto, empregou no desenrolar da primeira parte, também não ajudava a criar desequilibros na defensiva do Leiria. Só Hulk aqui e ali, acelerava o jogo, mas sempre a falhar no último passe, demonstrando que a equipa começava a sentir a tremura e falta de confiança provocada pelos assobios de ansiedade, que vinham de alguns desesperados que se encontravam na bancada. Isto de jogar depois do adversário tem destas coisas. Aguenta coração!

Para nós, Moutinho foi também um dos homens do jogo, pelo que correu, desmarcou ou executou, na procura de espaços para o golo.

Para muitos contudo, James Rodriguez foi o melhor em campo, pela meia hora que jogou, tendo imprimido um ritmo mais animado, quer no campo, quer no apoio dos adeptos à equipa do FC Porto. A entrada de James, deu à equipa as soluções que ela não tinha, ou seja criatividade e alguma velocidade. As suas movimentações interiores, provocaram muitos desequilíbrios, onde o Leiria estava apostado em cortar todos os caminhos para a sua baliza.

A entrada de James, veio dar ao flanco esquerdo, a criatividade e ritmo que a equipa do FC Porto, só demonstrava pelo flanco direito. A equipa do Leiria, passou então a ter que se desdobrar entre os dois flancos, o que permitiu abrir espaços no meio da sua defesa, por onde passaram a entrar Lucho e Moutinho no apoio aos avançados. Faltou a equipa ter uma atitude ainda mais competitiva, para que na utilização dos flancos e posteriores passes para trás para a entrada da área, tivesse dado um colorido mais volumoso ao resultado final do desafio. E isto, também porque o guarda-redes do Leiria, o melhor jogador em campo, estava a demonstrar uma grande coragem e qualidade na saída dos postes, eliminando os cruzamentos para a sua área.

Contra equipas que fecham os espaços junto à baliza e ainda por cima se colocam todos atrás da linha de bola, o que Hulk, fez na jogada do primeiro golo, e que Lucho desperdiçou, sendo aproveitado por James para recarregar e marcar o golo, deveria ser colocado em prática mais vezes. Essa é uma das chaves para permitir a entrada dos médios e o remate de frente para a baliza, com o avançado a fazer o seu trabalho, arrastando um defesa com a sua movimentação na diagonal.

Não gostei das novas movimentações constantes de Janko ao 2º poste. A equipa ressente-se e de que maneira, pois os cruzamentos acabam invariavelmente na cabeça ou pernas, dos defesas centrais adversários. Um verdadeiro ponta de lança, e ainda por cima com a altura que Janko tem, deve antecipar-se, e não esperar ao 2º poste que toda a gente falhe e o mesmo possa encostar. A mesma situação se aplica nos cantos.

Novamente 15 cantos para nada. O FC Porto tem que melhorar o seu índice de aproveitamento destas situações. Ainda ontem se viu que o Leiria quando pressionando na sua defensiva despachava bolas para a linha de fundo, porque sabe que não terá complicações.

Engraçado, que na cobrança de uma falta junto à linha lateral, lá existiu um cruzamento com conta peso e medida para marca de penalidade, e não para o primeiro poste, com Maicon a facturar, numa excelente cabeçada.

Resumindo, bom jogo e boa resposta da equipa do FC Porto, querendo demonstrar que vamos ter equipa para lutar até ao fim, por este competitivo campeonato, mostrando já alguns pormenores excelentes em termos de movimentos atacantes, entre Lucho, Hulk, Moutinho, Palito, James e Janko, com Danilo a reforçar o seu crescendo em termos de rapidez de execução.

Opiniões de V.P.; Janko; "Tem uma excelente movimentação, é um jogador típico de área, um grande reforço para o FC Porto. É evidente que também há bolas divididas e que ele não vai fazer golo, de cada vez que chegar ao esférico.Mas tem boa leitura de jogo e o entendimento ainda vai melhorar. Naquilo que ele mais diferença faz, é em tentar chegar sempre primeiro".

"Notei a preocupação de Hulk e Lucho de se entenderem, de jogarem um com o outro, revelando grande respeito mútuo."





domingo, 12 de fevereiro de 2012

FC Porto vence Leiria por 4 golos.



O FC Porto recebeu a U. Leiria este domingo e venceu por expressivos 4-0, com os golos a serem apontados na segunda parte, quando os leirienses ficaram reduzidos a dez elementos.

Depois de uma primeira parte sem golos no Estádio do Dragão, o segundo tempo começou da pior forma para os leirienses, que ficaram reduzidos a dez elementos aos 48 minutos, por expulsão de Shaffer. Aos 66, após várias tentativas, o FC Porto chegou à vantagem graças a um golo de Marc Janko, a passe de James Rodríguez.

O internacional colombiano, que entrou aos 60 minutos, marcou aos 74, aumentando a vantagem dos "dragões".

Alvaro Pereira estabeleceu o 3-0 a seis minutos dos 90 e Maicon fechou as contas da partida aos 89. Com este resultado, os comandados de Vítor Pereira mantêm o segundo lugar, com os mesmos (cinco) pontos de atraso relativamente ao líder Benfica.