Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2011-12-04

Tradutor

sábado, 10 de dezembro de 2011

Será que Vítor Pereira, irá implementar a mesma decisão?


Add caption
André Villas-Boas, treinador do Chelsea FC, determinou que os jogadores do emblema londrino incluam o treinador e restante staff técnico e clínico, nas celebrações dos golos marcados aos adversários.

"O treinador pediu a todos os jogadores para olharem para o banco e darem-lhe algum tipo de reconhecimento, tal como aos restantes membros do staff depois de um golo", explicou.

" Ele acredita que os jogadores ao celebrarem as conquistas em grupo, demonstram que a equipa funciona como um grupo unido. Jogadores, treinador, substitutos, satff técnico e corpo clínico-todos juntos a trabalhar e todos juntos a celebrar", referiu.

A ideia parece ter sido recebida de formas diferentes, com alguns dos jogadores do Chelsea FC, a aceitarem de imediato a novidade, ao passo que outros a consideraram demasiado absurda.

"Existem alguns jogadores que não se sentem muito "unidos" e próximos do treinador nesta fase do campeonato. Por isso, não tenho a certeza se algum dos jogadores do Chelsea FC, irá correr na sua direcção para abraça-lo, depois de marcar ao Manchester City. 

Alguns acham que esta decisão de Villas -Boas, é tonta e desesperada, revelou uma fonte do clube ao tablóide inglês, The Sun.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FC Porto em boa companhia.


O FC Porto vai defender o seu título da UEFA Europa League, na condição de uma das oito equipas que foram transferidas para os 16 avos-de-final da prova.
FC Porto, Manchester City FC, Trabzonspor AŞ, Manchester United FC, AFC Ajax, Valencia CF, Olympiacos FC e FC Viktoria Plzeň terminaram todos no terceiro lugar dos respectivos grupos da UEFA Champions League e vão, por isso, marcar presença no sorteio de 16 de Dezembro.
City, United, Olympiacos e Valência, por terem os melhores registos, integrarão o mesmo pote dos 12 vencedores dos grupos da UEFA Europa League, com Ajax, FC Porto, Trabzonspor e Plzeň a serem colocados junto dos segundos classificados. A única restrição nos 16 avos-de-final tem a ver com a impossibilidade de as equipas transferidas não poderem defrontar clubes do próprio país. Nos oitavos-de-final, sorteados na mesma data, não haverá qualquer restrição.
Os grupos da UEFA Europa League ficam concluídos nas próximas quarta e quinta-feira.
Fonte;Uefa.com

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Só podia terminar em desilusão!


O FC Porto falhou o apuramento para os oitavos-de-final da UEFA Champions League, com o nulo registado no Estádio do Dragão a chegar para o FC Zenit St Petersburg garantir o segundo lugar do Grupo G. Os "dragões" transitam, assim, para a UEFA Europa League.
Os instantes iniciais da partida deram a conhecer algum nervosismo de parte a parte, mas esse cenário rapidamente ficou para trás, com Djalma a ter uma soberana oportunidade para inaugurar o marcador aos seis minutos. João Moutinho desmarcou o internacional angolano com um fantástico passe para as costas da defesa russa, valendo ao Zenit a excelente intervenção do guarda-redes Vyacheslav Malafeev.
Embalados pelo entusiasmante apoio dos seus adeptos, os "dragões" assumiram definitivamente o comando das operações e Malafeev voltou a mostrar serviço aos 14 minutos, defendendo para canto o perigoso remate de James Rodríguez. A pressão alta dos anfitriões levava a que o Zenit raramente aparecesse com bola no meio-campo contrário, mas a verdade é que a enorme concentração de jogadores à entrada da grande área russa ia amordaçando o campeão português, que nunca conseguiu partir o jogo e marcar um golo.
Num jogo do tudo ou nada, Vítor Pereira não hesitou e tornou a sua equipa ainda mais ofensiva ao intervalo, com Kléber a render Steven Defour. A aposta quase rendeu frutos aos 49 minutos, com o avançado brasileiro a estar envolvido numa jogada onde a bola sobrou para Hulk que, em boa posição, errou o alvo. Apenas dois minutos volvidos, James fez tudo bem à entrada da área, mas o seu disparo de pé esquerdo também falhou por muito pouco a baliza russa.
O golo portista espreitava a cada lance de ataque, mas a ansiedade e igual dose de precipitação teimavam em deitar tudo a perder. Álvaro Pereira podia ter feito melhor aos 59 minutos, quando rematou ao lado, quatro minutos antes de Malafeev voar e deter a tentativa de João Moutinho. A frustração portista conheceu o derradeiro capítulo aos 79 minutos, quando o inevitável Malafeev assinou uma portentosa defesa e negou o golo a James. Estava escrito que não era a noite do Dragão.
O FC Porto conseguiu neste jogo e por diversas vezes, o mais difícil, que foi não concretizar as 9 oportunidades soberanas que conquistou à defesa do Zenit. Algumas por inépcia dos seus avançados e outras por mérito do compenetrado e atento, guarda redes Malafeev, do Zenit, o FC Porto não conseguiu desfazer um nulo que se manteve teimosamente até ao final do desafio.
Se houve algum mérito neste resultado, foi o de ter demonstrado e confirmado, o quanto faz falta a esta equipa do FC Porto, um avançado com capacidade e garantia de concretização de golos.


Para bloquear esta equipa do FC Porto, basta a qualquer adversário bloquear Hulk, conforme se verifica na primeira foto deste artigo, e como tão bem aqui explicamos.
Reveja.

FC Porto, e o monstro HULK.



Após 5 jogos disputados nesta edição da Champions League, o FC Porto apresenta alguns resultados estatísticos interessantes, que podem ajudar a explicar o porquê do seu 3º lugar algo complicado, na tabela do Grupo G.

No total, o FC Porto apresenta um bom saldo de 78 remates efectuados, ficando a 8 remates do primeiro lugar, que é ocupado pelo Real Madrid, com 86 remates .

O indicador que nos pode oferecer algumas luzes para a situação complicada do apuramento do FC Porto para a fase seguinte da Champions, pode explicar-se pelo baixo percentual da concretização em golos, para o total de remates efectuados.

Ou seja, em 78 remates, só 8,24% deles é que se traduzem em golos. Valor muito baixo, se comparado com outros clubes dito "grandes", como sejam o Real Madrid, com 15,69% de aproveitamento, sendo quase o dobro do valor do FC Porto.

Como curiosidade neste capitulo, refira-se que o Zenit, apresenta dados muito próximos do FC Porto, já que fez 84 remates para a obtenção de 7 golos, traduzindo-se numa taxa de sucesso de 7,69%, estando assim muito perto do valor do FC Porto com os seus, 8,24%.

Este baixo valor de concretização em golos para o FC Porto, tem uma explicação na falta de pontaria revelada, já que dos 78 remates, só 33 é que seguiram a direcção da baliza, totalizando-se num aproveitamento de 42%.

A equipa mais rematadora e certeira desta Champions League, é o Real Madrid que efectou 51 remates à baliza, seguido de perto pelo Chelsea com 47, e o Valência com 41.

O FC Porto é a 6ª equipa mais certeira do torneio com 33, mais um remate que o o Zenit com 32. 
Apesar de um honroso 6º lugar, o FC Porto encontra.se já a uma apreciável distância do primeiro lugar, estando com menos 18 remates certeiros que o Real Madrid, que tem feito até ao momento, uma Champions League exemplar. 

Contudo, deve-se realçar que o FC Porto neste capitulo, apresenta melhores índices que o seu grande rival português ou seja o SL Benfica, que só apresenta 26 remates certeiros, ou seja menos 7 que os azuis e brancos.

A falta de pontaria, é na verdade o calcanhar de Aquiles desta equipa do FC Porto, que não apresenta um finalizador de topo, ou seja um verdadeiro ponta de lança do tipo nº9. 

Mas para explicar melhor a tal falta de eficácia de um matador de área nesta equipa, analisemos então os 33 remates que seguem a direcção da baliza adversária.

Dos 33 remates do FC porto, poderemos verificar que só 21% deles, é que se transformaram efectivamente em golo, já que 79% acabaram nas mãos dos guarda redes, ou nos postes das balizas, adversárias.

Com indicadores de eficácia em golo tão baixos, não podemos exigir que a equipa consiga maior numero de vitórias nesta competição, quando estamos a disputar apuramentos com equipas que apresentam neste capitulo, valores 2 vezes superiores aos do FC Porto.

Fica assim demonstrado, que foi um erro por parte da direcção técnica do FC Porto, o ter inscrito só um ponta de lança, ou seja Kléber, quando ainda por cima este não tinha qualquer experiência demonstrada, quer com a equipa, quer em jogos desta envergadura e responsabilidade.

Não é de estranhar para os mais atentos nestas coisas, as dificuldades que esta equipa do FC Porto tem vindo a demonstrar no apuramento para a fase seguinte da prova, e que com os maus resultados alcançados, foi avolumando os índices de nervosismo, ansiedade e tensão na disputa dos jogos, potenciando ainda mais a tal falta de eficácia e pontaria nos remates efectuados.

Obviamente para contornar este facto, tem vindo o FC Porto a socorrer-se desse extraordinário jogador de seu nome Hulk. Muitos dos adeptos do FC Porto, não tem valorizando devidamente o trabalho fantástico e competitivo, que este tem efectuado nos jogos deste torneio, em prol da equipa azul e branca.


Como demonstração do que acima mencionamos, atente-se nos nºs que Hulk apresenta, nesta competição da Champions League, quando em comparação directa com outros monstros do futebol europeu, como sejam, Lionel Messi ou o Cristiano Ronaldo.
Hulk tem uma taxa de sucesso de 30,77%, rivalizando com esse monstro sagrado Lionel Messi com 35,29%, mas apresentando um valor superior ao de Cristiano Ronaldo, que só alcança os 25%.

Se analisarmos os valores de Hulk, em comparação com verdadeiros pontas de lança, ou seja os tais nºs 9, como sejam Benzema 36,36%, Soldado 71,43%, Ibrahimovic 40% ou Mario Gomez com os seus 60%, poderemos então afirmar com toda a certeza, que o valente jogador brasileiro ao serviço do FC Porto, tem conseguido realizar o feito do 2 em 1, ou seja; Cria as situações, e concretiza as mesmas.

Se duvidas existissem para a demonstração do extraordinário trabalho que Hulk tem vindo a realizar, fica ainda o registo de ser o 2º jogador  com maior nº de remates à baliza, unicamente ultrapassado por Lionel Messi com 17, e que ocupa o 1º lugar dtop da Champions League.

Será um bom sinal para o FC Porto?


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

"Ambiente quente"; Foi o pedido de Vítor Pereira


O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, quer que os adeptos no Estádio do Dragão empurrem a equipa para a frente na vitória necessária para ultrapassar o FC Zenit St Petersburg e chegar aos oitavos-de-final da UEFA Champions League. 

O Zenit tem um ponto de vantagem sobre os portistas, mas isso não tranquiliza o treinador Luciano Spalletti, que diz que "não há favoritos".


Vítor Pereira, treinador;


"Quem joga neste clube sabe a sua responsabilidade, está habituado à pressão e também conhece os valores deste emblema. É nesses valores que nos apoiaremos, amanhã, para vencer o Zenit. Este é um jogo muito importante, porque vai de encontro a um objectivo que definimos no início da época, que é o de ir o mais longe possível na Champions League. E é por isso que vamos lutar amanhã".

"Na ocasião do sorteio, disse que este grupo seria muito competitivo. O APOEL está a fazer uma grande prova neste grupo e eu já tinha previsto que seriam três equipas a competir por uma vaga nesta altura".

Os adeptos, amanhã, serão essenciais. Espero que consigam criar um ambiente quente neste jogo, como o que nós tivemos na Rússia. O Zenit é uma equipa difícil. Têm um estilo ligeiramente italiano, defendem bem, mas gostam de aparecer com muita gente no ataque. Enchem o campo todo e têm muita mobilidade. Apesar disso, este Porto conhece as suas responsabilidades e sabe que amanhã tem de conseguir o apuramento.

Curiosidades;
Esta é a primeira viagem do Zenit ao Porto, mas o defesa Bruno Alves dispensa apresentações no Estádio do Dragão, depois de ter alinhado pela equipa da casa durante várias temporadas, tendo-se transferido para a Rússia em Agosto de 2010.

A equipa não competiu este fim-de-semana, pois a Liga russa entrou na pausa de Inverno em finais de Novembro. O Zenit leva 14 jogos sem perder em todas as competições, vencendo oito deles, desde a derrota com o APOEL no início desta fase de grupos.


Os jogadores de Spalletti têm estado no Algarve a treinar este jogo da Champions, desde quarta-feira passada. Relembramos, que na execução dos treinos foram incluídas sessões de ioga!
FC Porto.

No entanto, o Porto, líder conjunto da Liga portuguesa em igualdade pontual, atravessa também um bom momento, depois de não ter estado em acção este fim-de-semana, preparando-se para este jogo decisivo. "Vamos mostrar o nosso dinamismo e empenho", disse Maicon.

"Quando entrarmos em campo, só vamos pensar numa coisa: vencer."

O defesa, agora adaptado a lateral-direito, vai ter muito trabalho frente ao extremo luso do Zenit, Danny, que identificou como sendo o maior perigo do adversário, mas o brasileiro permanece cheio de confiança. "Toda a gente sabe que a minha posição de eleição é defesa-central, mas estou sempre pronto a aprender com o treinador e a equipa técnica e também me adapto a jogar na direita", disse o jovem de 23 anos.

"Tento melhorar a cada jogo e, com a minha determinação, as coisas vão evoluir. Vamos dar o máximo pelos adeptos. O Zenit é uma grande equipa, mas espero que o Porto seja mais forte e vamos dar tudo para vencer.